Ritos de Passagem em diferentes culturas - Metropax Skip to content

Ritos de Passagem em diferentes culturas

Os ritos de passagem são um conceito longo, mas em suma são basicamente celebrações que marcam mudanças de status de uma pessoa no seio de sua comunidade. Os ritos de passagem podem ter caráter social, comunitário ou religioso.

Vai da forma como cada um enxerga e deseja somar de maneira positiva na vida de alguém ou em si próprio. Até mesmo aqueles que faleceram, o legado/rito de passagem é responsável pelo bem-estar ou não de todos que nos cercam.

É uma ação que pode ser positiva ou negativa. Na história da humanidade, os ritos contribuíram ou danificaram as gerações futuras. Continue conosco que destacaremos o conceito e o quanto essa ação faz sentido na vida.

O que são ritos de passagem?

Os ritos de passagem nem sempre estão associados à morte, mas podem ocorrer também em vida. É basicamente a existência dos sentimentos dentro de um lar onde pessoas tendem a se confraternizar fazendo coisas importantes na vida.

Solenizar acontecimentos que nos auxiliem na percepção de quanto um ambiente cheio de afeto e bênçãos traz acolhimento e cuida da gente.

Quais são os tipos de ritos que existem?

Estudiosos sobre o tema destacaram algumas tipologias de ritos que fazem parte dos eventos cotidianos dos seres humanos dentro das mais plurais sociedades, com a pretensão de evidenciar as diferenças entre as consequências sociais expressivas e latentes, bem como as formas culturais consolidadas em cada tipo. Vejamos algumas delas abaixo.

Ritos de Degradação

É conhecido por dissolver identidades sociais e retirar seu poder, como nos casos de demissão, afastamento de alto executivo, “encostar” alguém, denunciar falhas ou incompetências publicamente etc.

Ritos de aperfeiçoamento

É feito para celebração pública de resultados positivos, reforço de identidades sociais e seu poder.

Ritos de Renovação

Tem como objetivo renovar as estruturas sociais e aperfeiçoar seu funcionamento, como programas de desenvolvimento organizacional, assistência ao empregado, team building, etc.

Ritos de Redução de Conflitos

São usados para restaurar o equilíbrio em relações sociais perturbadas, reduzindo os níveis de conflitos e agressão, como nos casos de barganha coletiva.

Ritos de Integração

É destacado para encorajar e reviver sentimentos comuns e manter as pessoas comprometidas com o sistema social. Comumente usados nas festas de Natal, rodadas de cerveja, jogos.

A importância dos ritos de passagem

Portanto, ter a família e amigos reunidos para celebrar, jogando conversa fora, rindo, se divertindo e se alimentando, são o verdadeiro alicerce para que qualquer tipo de ritual nos faça bem à alma.

Veja outras notícias