Pêsames e Condolências: como prestar homenagens a pessoas queridas Skip to content

Pêsames e Condolências: como prestar homenagens a pessoas queridas

Quando enviamos as mensagens diretas ou indiretas de pêsames e condolências estamos trazendo um alerta para as pessoas que estamos presentes na vida delas de maneira significativa na hora do adeus de um ente querido.5

O luto é o processo em que todas as pessoas lidam todos os anos com a perda dos entes queridos. E tudo bem, porque o processo de preenchimento de um vazio é único para cada um.

O que significa Condolências

As palavras pêsames e condolências possuem praticamente o mesmo significado. Ambas utilizam do ato de transmitir os sentimentos durante o período do luto. Elas são sinônimos, mas não exatamente equivalentes.

Quando dizemos: “Minhas condolências pela sua perda”, estamos transmitindo para a outra pessoa um sentimento honesto, uma forma de trazer algum significado para a pessoa enlutada. A condolência é o estado de quem se condói. Na raiz da palavra, encontramos o conceito de “dor”.

Quando manifestamos nossas condolências a alguém, estamos dizendo que sentimos aquela dor juntamente com essa pessoa, que partilhamos desse sentimento.

Maneiras de prestar condolências a alguém que perdeu um ente

Ter empatia e respeito é o começo ideal para ajudar as pessoas que estão na dor da separação com a perda do seu ente querido. Fale palavras simples como “meus sentimentos, sinto muito pela sua perda, fico triste com o acontecimento etc”. Saiba também respeitar o silêncio da pessoa. Abraçar e deixar que a pessoa esteja à vontade com esse gesto é uma forma também de confortar. Não obrigue a pessoa a querer falar e até mesmo ficar o tempo todo nos braços, seja amigo e cuidadoso nessa hora. Outro ponto também é ligar de vez em quando, mandar mensagens de apoio, convidar a pessoa enlutada para almoçar, dar uma volta e outras ações amigáveis que podem somar positivo nessa hora.

Faça uma visita

Na hora do luto tenha empatia pela dor daquela pessoa. Amanhã poderá ser você e o mesmo carinho e respeito deverá ser praticado de maneira altruísta. A dor do adeus vai de cada pessoa e as formas como esse sentimento é transmitido também são diferentes. Cada ser humano vai agir conforme o seu coração, crença e valores, cabe a nós respeitar.

Ligue

Seja amigo também para essas horas. Confortar, abraçar, ligar, mandar mensagens, estar presente e respeitar o momento individual será uma forma de ajudar no processo de superação da pessoa enlutada.

Envie uma mensagem

Seja aquela pessoa que traz confiança. Boas ações que farão melhorar o dia do ente querido que perdeu uma pessoa é uma forma de demonstrar que está junto até mesmo na hora da dor. Entender o luto é importante tanto para quem precisa de apoio quanto para quem está oferecendo apoio. Identificar a fase pela qual o enlutado está passando pode ajudar a lidar com ele.

Qual a melhor maneira de prestar condolências?

Confortar uma pessoa de luto é um processo que também é necessário ser bem avaliado até mesmo na hora de dizer adeus aos entes queridos. Palavras machucam mesmo que elas foram ditas sem pensar. Nessa hora é importante saber o que está dizendo e para quem falar.

Certas frases que são faladas, mesmo que de maneira acidental, podem machucar. Vão piorar a situação e não trarão alento ao coração do indivíduo. Evite tocar em pontos que poderão elevar o sofrimento e o luto da pessoa. Não force a barra ao falar de religião, causas da morte etc.

Veja outras notícias

plugins premium WordPress