Bem-estar, saúde e alegria possuem relação direta

Bem-estar, saúde e alegria possuem relação direta

O ser humano precisa de bem-estar e saúde no seu dia a dia. Estudos mostram que o aumento na melhoria de certos hábitos têm efeitos positivos na saúde física e mental. Buscar entender o próprio corpo, seguir na prática esportiva, aconselhamento por profissionais capacitados na hora de ir em busca de novas práticas é o primeiro passo.

Afinal, nada mais justo do que estar com a vida em dia é saber como viver da melhor maneira possível: estando bem consigo mesmo. Leia abaixo alguns pontos que destacamos como essenciais na vida de qualquer pessoa que está em busca de melhorar as suas práticas no dia a dia.

O que é considerado ter bem-estar e saúde?

Quando falamos em ter bem-estar e saúde poderá haver vários significados e exemplos ligados ao modo de vida que o ser humano tem levado em conta com o passar dos anos. Esse processo começa na infância, seja por meio de se alimentar bem, tomar água e sol todos os dias e atividades que estimulem o cérebro e o corpo no dia a dia.

Ter hábitos saudáveis e manter a saúde em dia não é somente evitar ficar doente. Tudo passa por um processo de nos sentirmos bem na vida cotidiana. A saúde significa ter o corpo, a mente e a vida social saudáveis. Já o bem-estar diz respeito à satisfação de cada indivíduo e pode ser entendido como algo objetivo, pessoal, que trará gozo na alma.

Qual a relação entre bem-estar e felicidade?

O bem-estar pode estar relacionado com a procura da felicidade. Esse processo representa o que é mais importante em nossas vidas e como fazemos para fazer seguir em frente nas adversidades e trazer para o nosso lado aquilo que é mais importante, que faça bem, que tenha significados.

De acordo com pesquisas feitas no mundo, é destacado que pessoas felizes tendem a cuidar mais de si mesmas – o que se reflete na prática de exercícios, cuidado com a alimentação e boas noites de sono. O estudo também traz evidências para comprovar que a felicidade e o equilíbrio emocional têm influência positiva no sistema imunológico e cardiovascular, influência nos hormônios, diminui inflamações e aumenta o processo de cicatrização.

Como esses dois fatores contribuem para a sua saúde

O século 21 mostrou o quanto as mudanças afetaram drasticamente a vida do ser humano. Vieram novas doenças, guerras, fome e outros pontos relacionados ao caos. Em contrapartida, foram descobertos meios que antes estavam defasados para que o ser humano pudesse melhorar de vida e influenciar outros a fazerem o mesmo.

Temas para as atividades físicas, mentais e psicológicas se desenvolverem muito bem ao longo do tempo. Além disso, foram essas novas e aprimoradas práticas dentro dessas “núcleos” que mostraram estar diretamente ligadas à sensação de prazer, motivação e bem-estar, de uma maneira geral. Dessa forma, bem-estar e saúde precisam andar juntos.

Ajuda na prevenção de doenças

É importante estar bem consigo mesmo. Viver em busca de uma plenitude prazerosa será importante para que as pessoas vivam melhor e por mais anos. É com esse “conceito” de vida que haverá também a prevenção de doenças num corpo que não está “machucado” e com mais energia. 

Não só físicas, mas também emocionais

As ditas doenças da alma impactaram o século 21. Mas ao mesmo tempo vieram profissionais e ações – mesmo que voluntárias, em ajudar as pessoas a se encontrarem. Trazer um novo olhar de como executar e cuidar da saúde mental tem sido uma “carta” importante na vida dos seres humanos. Afinal, as coisas precisam estar bem dentro da nossa mente para que o resto consiga fluir com mais clareza e naturalidade.

Emoções positivas

Acreditar que tudo vai dar certo é uma utopia. Mas fazer (tentar) dar certo pode ser um caminho quando falamos em seguir em frente. Cuidar de si mesmo é importante quando falamos da expressão da emoção positiva que tem sido constantemente associada à melhor saúde e sobrevivência.

Maior qualidade de vida

Buscar todos os dias por uma qualidade melhor de vida é o primeiro passo para envelhecer bem e com mais saúde. Ter qualidade de vida não é ter mais dinheiro no bolso do que o vizinho ao lado, é ter em mente que novas práticas vão te salvar de uma eventual adversidade.

Dicas para manter o bem-estar no dia-a-dia

O segredo de prolongar a vida é nada mais que ter uma vida repleta de bons hábitos. Comece pequeno e cresça ao longo do tempo. Por exemplo: está tendo dificuldades em entrar na academia, talvez seja importante fazer caminhadas no início da manhã ou no final da tarde. Feito isso, busque por grupos que também pratiquem esse esporte e depois avance nas corridas, exercícios leves que possam ser feitos em casa.

Está tendo dificuldades em se alimentar melhor, sendo que esse gesto poderá causar até mesmo gastos financeiros que não entram no orçamento, a dica é diminuir as calorias, bebidas, cigarros, doces e outros que estão causando maus resultados em sua vida diária. O importante é sempre dar um primeiro passo, mesmo que seja bem de leve.

Abandone o sedentarismo

Quando criança sempre foi falado que devaneios sempre nos mexer. Portanto, fazer caminhadas, corridas, esportes no geral poderão ajudar no combate ao sedentarismo. Na dúvida procure por profissionais capacitados, com formação e credibilidade comprovada e nada de charlatões e gurus.

Alimente-se adequadamente

Busque por profissionais na área que possam auxiliar nesse processo. Caso não possa pagar existem nos postos de saúde gente capacitada para isso, e de graça. Sem falar que muitos desses estão na internet com canais de credibilidade que poderão ajudar, mas comece pelo básico. 

Durma bem

O mínimo para viver bem é dormir no mínimo 6 horas por dia, conforme já falado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Caso consiga fazer o máximo de 8 horas também está perfeito, mas tenha em mente que ter uma rotina de bons sonos é o que fará o corpo e a mente corresponder melhor.

Gostou do nosso post? Acesse o blog Metropax e fique por dentro das novidades!

Morte Lúcida: as sensações da consciência quando o coração deixa de bater

Morte Lúcida: as sensações quando o coração para de bater

Quando falamos em morte lúcida existem vários pontos que são levados em conta por meio da religião e cultura dos mais diversos países. Vale também reforçar que a grande mídia (rádios, TVs, cinema e afins) já “romantizaram” esse tema por meio produções que abordaram o assunto, assim como a teledramaturgia que trabalha constantemente com a temática.

A morte durante muitos anos tornou-se um tabu na vida das pessoas. Falar do assunto, principalmente em famílias religiosas, vinha como tema “aterrorizante” para aqueles que não estavam preparados para saber lidar numa eventual abordagem entre adultos e crianças, por exemplo.

Uma coisa na vida: nascer e morrer. Mas a vida merece ser vivida com muito amor e dedicação. A morte precisa ser falada entre as pessoas para que não venha mais a se tornar um tabu igual foi no passado. Para que haja vida é necessário também que exista a morte. Ambos se completam

O que acontece quando alguém morre?

Ao falar de morte lúcida é tudo um mistério que envolve as pessoas. Muitos acreditam que haverá um “outro plano” fora do ambiente terrestre que conhecemos. Já outros, acreditam numa “volta” num outro corpo e existem aqueles que pensam com a razão que não existe nada além daqui.

A morte é sempre representada com o “apagar das luzes”. Uma forma de dizer adeus, chorar ou até mesmo para algumas pessoas um alívio. O assunto ainda continua a quebrar tabus ao longo dos anos. Existem elementos que compõem o imaginário popular sobre o que acontece quando alguém morre. As religiões têm suas respostas, os pesquisadores no assunto buscam explorar o tema com entusiasmo.

E o que a ciência diz sobre?

Desde o primeiro momento em que vamos à escola é ensinado que o nosso corpo vive em função dos órgãos internos. Numa eventual lesão nessas regiões do corpo humano acarretará consequências e duas delas são primordiais para a existência humana: coração e cérebro.

Quando o coração para de bater, o indivíduo morre. Quando o cérebro para de responder às funções do corpo humano é praticamente dado como encerrada a vida daquela pessoa que dependia de tais funções para sobreviver, até mesmo órgãos que passam a responder apenas por aparelhos.

A Experiência de Quase Morte (EQM)

É comum em alguns casos de EQM em que os pacientes relatam ter estado em “passagens para outros planos”, “avaliação da vida”, recordar de ver a equipe médica tentando fazer uma reanimação, por exemplo, e ouvir a voz dos médicos, entre outros. São essas avaliações que muitos médicos já ouviram por meio de relatos de pacientes no dia a dia.

A parada cardíaca

Sobre a morte lúcida, um estudo feito pela Faculdade de Medicina Grossmann da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, mostrou que os pacientes que tiveram paradas cardíacas, trouxeram à tona fatos que descrevem sensações por meio da EQM.

Durante o estudo, ficou evidente que uma a cada cinco pessoas que sofrem paradas, mesmo com o coração sem apresentar batimentos, o indivíduo conseguia voltar a viver e descrevia tais sensações de “quase morte”.

Geralmente pessoas destacam alguns pontos quando vivenciam a morte lúcida com frases descritas conforme pontuado abaixo:

  • “Fiz uma revisão da vida e, durante essa revisão, voltei a ver cenas da minha vida.” 
  • “Toda a minha vida passou à minha frente… no princípio, foi muito rápido. Depois, alguns momentos se desaceleraram. Tudo me foi mostrado, todos os que eu ajudei e todos os que magoei.” 
  • “Minha vida e todos os seus acontecimentos começaram a se reproduzir na minha mente, mas de uma forma muito clara, real e viva.” 

Outros afirmaram terem vivido uma separação do corpo; outros, a sensação de retornar ao corpo: 

  • “Deixei o meu corpo.” “Disseram-me que não era a minha hora e que eu precisava retornar ao meu corpo.” 
  • “Eu me senti como se me atirassem de volta para o meu corpo.” 
  • “Descobri que havia um ser ao meu lado… era uma presença reconfortante, uma presença tranquilizadora, mas também uma presença de magnitude e poder.” 

Já outros tiveram a percepção de se dirigir a um destino e regressar a um lugar que eles sentiam que fosse o seu lar: 

  • “Olhei para cima e vi o meu destino.” 
  • “Não é que eu estivesse em um túnel. Era como se fosse criado um túnel à minha volta devido à incrível velocidade da minha viagem.” 
  • “Passei por um túnel com grande velocidade. Era maravilhoso e não queria voltar.” “Sabia que estava em casa.” 
  • “Eu queria ir para a luz. Queria voltar para casa.”

Como ter um tempo de qualidade em família

Como ter um tempo de qualidade em família

Ter um tempo de qualidade em família é necessário para a sobrevivência do ser humano. Como é de se imaginar, muitas famílias vivem hoje sem desfrutar do tempo de qualidade. Todos os cidadãos necessitam estar em dia com as suas responsabilidades e dar conta de todos os compromissos, não quer dizer não estar ao lado da família, que sempre deve ser a prioridade.

Qualidade de vida é saúde é fazer o coração bater mais forte com vigor. Dessa forma, veja os principais pontos que separamos para falarmos de como é bom ter uma vida ao lado dos familiares. O lazer e os bons momentos também representam mais saúde e harmonia no dia a dia. Veja!

O que é tempo de qualidade?

Atualmente certos temas oriundos da psicologia têm ganhado as redes sociais, sites e blogs que abordam esse tipo de assunto. Qualidade de vida, qualidade em família, saúde estão cada vez mais em voga devido ao boom do século com a força da internet, inteligência artificial, pandemias, desempregos, guerras, consumo e a busca pelo lucro.

Ter qualidade em algo é justamente a importância de criarmos prioridades e olharmos para esse tema, que nos acompanha a todo momento, de maneira leve, aprendendo a aproveitar mais os momentos únicos com as crianças, por exemplo. Família e amigos também têm qualidade.

A importância de passar um tempo de qualidade em família

Aproveitar as férias, feriados, finais de semana em família é representar o bem-estar na vida de cada indivíduo. A vida foi feita para ser vivida com mais leveza. Mesmo que estejamos numa era de transformações constantes e o nível de ansiedade, medo e estresse tem tomado a vida de todos, é dever de cada uma de nós tirarmos esse tempo para relaxar.

Formas de passar um tempo de qualidade em família

Ter momentos livres é saudável quando falamos em viver em família. Ter qualidade é fazer tudo com mais proveito, saúde mental em dia, sorrir, praticar atividade ao ar livre, manter o coração batendo e acreditar em dias melhores, mesmo que no momento tudo esteja “cinza”.

Escolha um dia da semana para ficar próximo dos familiares

Não pestaneje ao sair de casa em família. Coloque o cachorro para passear e busque por atividades saudáveis para o seu dia a dia. Se não for sair, assista filmes, tire o sapato, aproveite a rotina dentro de casa para se conhecer melhor ao lado dos seus entes queridos. Tenha esse lazer.

Combine uma atividade em comum

Saia para almoçar, veja um filme, vá ao clube, praias, museus, parques, cozinhe ao lado dos familiares. Mostre para eles que são importantes na sua vida, seja dentro ou fora de casa durante esse momento de lazer. Busque momentos leves na hora de ficarem juntos. Vejam fotos antigas e deem boas risadas.

Evite o celular nesses momentos

O celular tomou a rotina das pessoas. Saiam do celular e aproveitem mais como cidadãos em outras épocas que ficavam juntos durante os momentos de lazer. Só se vive uma vez e estar junto dos seus é o momento ideal para todos se conhecerem melhor e crescer em harmonia.