Qual o valor de uma família unida? - Metropax Skip to content

O valor de uma família unida

O valor de uma família unida é a base para que os relacionamentos sem crescidos de amor e cuidado uns com os outros. É o momento em que duas ou mais pessoas estão lado a lado no intuito de um cuidar do outro. É sim a parte importante para a sobrevivência da civilização.

Ser família não significa estar ligada ao homem, mulher e filho. Esse conceito atual superou e quebrou muitos tabus com o passar dos anos. O valor dos familiares está ligado ao amor e cuidado entre as pessoas que ocupam aquele ambiente. Não importa se é de sangue, mas o que vale é o gesto.

Afinal, ser família é estar de maneira presente no dia a dia e se preocupar com o bem-estar daqueles que amam. A família é você e aqueles que te cercam e se preocupam com os pequenos detalhes que o valorizam como pessoa e cidadão, sem se importar com os caminhos que escolheu.

O que é considerado família

A família é o berço da civilização humana. Por meio da união de pessoas que se amam e é a junção de saberes com a soma entre o indivíduo mais velho, dito como o sábio e o mais novo, o futuro da geração. Ter uma família é pertencer a algum lugar. Nascemos do fruto da família. Ter com quem contar é ser família é o começo de uma relação.

Família não necessariamente está relacionado no casamento de um homem com uma mulher que vão gerar uma criança. Família pode ser o neto com os avós; o sobrinho com os tios; o nascimento de uma criança e o cuidado por meio dos padrinhos e madrinhas que adotaram aquele ser. A família pode ser de pessoas do mesmo sexo e o que importa é o amor.

Família Matrimonial

O conceito de família é amplo e quando falamos de matrimonial, é estar relacionado com pessoas heterossexuais ou homossexuais que se casaram e tiveram ou não filhos para poder ser chamado de família. Não existem números que possam corresponder ao conceito e sim a união.

Família Informal

Na família informal é levado em conta que a união estável é a forma legal entre duas pessoas, com base na nossa Constituição, em formar um casamento com base no que entendemos como casamento civil, juridicamente legal.

Família Monoparental

Nesse exemplo é a união entre um dos pais com os filhos. No Brasil existem muitas mulheres solteiras que cuidam dos seus filhos e com isso é destacado a junção Monoparental entre os pais e seus descendentes.

Família Eudemonista

Nessa formação são por meio de pessoas que se unem de forma afetiva em solidariedade mútua, como no caso de amigos que vivem dentro do mesmo ambiente e assim se reconhecem como família. Um pelo outro no dia a dia, como se fossem irmãos compartilhando momentos juntos.

Quais relações se constroem no seio familiar

Falar de família é estar relacionado com o cuidar. A relação começa com o afeto e gestão do tempo dentro do processo de viver o dia a dia entre os indivíduos que ali habitam e promovendo uma relação amistosa e afetiva.

Outro hábito como cozinhar em grupo, fazer atividades, trabalhos em prol de melhorias para aquele ambiente onde todos moram, é ser família. Proteger uns aos outros nas adversidades é um gesto de amor e união.

Pais e filhos

A relação pais e filhos é a partir do momento em que um novo ser vai habitar aquele espaço onde um casal quer receber uma “terceira pessoa”, por exemplo. É o começo de uma relação que haverá aprendizados e cobranças rotineiras para o bem daquele que chegou.

Avós

Os avós são a “entidade” máxima no que diz respeito à sabedoria e modo de viver. São eles que carregam o bastião da família. Por serem os mais velhos existe uma hierarquia de respeito mútuo, cuidado em abundância e amor compartilhado no dia a dia entre as famílias.

Irmãos

Os irmãos sendo ou não de sangue são aqueles que compartilham uma união de um se aproximar e cuidar do outro. É por meio da infância que os irmãos brincam, se desentendem, fazem as pazes e vivem momentos de lazer de forma conjunta. Sempre seguindo os ensinamentos dos pais.  

Veja outras notícias

plugins premium WordPress