O Natal em família é algo significativo para todos que estão envolvidos. É uma data que envolve a fé das pessoas e ao mesmo tempo o comércio. Mas o espírito natalino não pode ser deixado de lado principalmente quando falamos de pessoas que representam você.
A data está relacionada com a fé das pessoas e ao mesmo tempo com o amor ao próximo – independente de religião. O Natal é o momento do perdão, de avaliar o modo de vida e também de agraciar um ente querido.
Por fim, vamos abordar o quanto a data, fixada em 25 de dezembro pelo imperador Constantino, porque nesse dia era celebrada a grande festa solar em Roma, virou símbolo global de fé, consumo e amor entre as pessoas.
O simbolismo do natal nas religiões
O Natal é uma data que simboliza a relação de pessoas com a fé e ao mesmo tempo com o fato do consumo ser uma pauta em que todas as pessoas são impactadas diretamente ou indiretamente todos os anos.
Não existe nenhuma informação sobre a data de nascimento de Jesus – messias do cristianimos. A imensa maioria dos especialistas afirma que ele foi uma figura histórica, mas, assim como existem dados sobre sua morte – foi crucificado por Roma em Jerusalém durante a Páscoa judaica –, seu nascimento é um profundo mistério.
Mesmo quando trazemos o Natal para o lado humano, saindo um pouco da ciência, é importante vermos que essa simbologia agrega aos corações daqueles que creem. Isso torna cada vez mais a data uma forma de amor entre famílias, amigos, vizinhos e até mesmo entre estranhos.
A tradição do Natal em família no Brasil
O Brasil é um país bastante diverso no que diz respeito à sua própria cultura. As realidades sejam elas gastronômicas, financeiras, culturais são antagônicas de norte a sul. Mas, quando falamos do Natal é algo bastante similar para todas as famílias. O ato de encontrar é bastante comum.
Confraternizar o Natal em nosso país é estar num ambiente com algum prato feito para comer – geralmente um tipo de carne com preparo mais “rebuscado”, depende do lugar, mas cada casa conhece a sua realidade e com isso produz um natal repleto de alegria com comidas variadas e família reunida.
Por que passar o natal em família é importante?
Estar em família é poder confraternizar o amor. É fazer as pazes com aquele familiar distante e é uma forma de encontrar com pessoas que estavam distantes durante o ano pelos mais diversos motivos.
O Natal é a representação da união. Não é somente comer e beber, mas estar ao lado daqueles que representam algo no íntimo do coração. Tem também as brincadeiras, pratos que cada pessoa pode levar, presentes dos mais variados e o mais importante é o respeito pela data.
Reforçar os laços
O Natal é a forma de reforçar os laços de amor e amizade entre as famílias, amigos e vizinhos. É comum um vizinho trazer um agrado nesta época do ano e para os cristãos o ato de “repartir o pão” é também levado a sério dentro e fora das suas casas, principalmente com aquelas pessoas que foram deixadas de lado, seja por um parente próximo ou pelo poder público. É a data que podemos trazer o amor.
Tempo de qualidade
É o tempo que podemos tirar reflexões que vieram durante o ano. Há um velho ditado que diz: “A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória”. Em outras palavras, a vida que temos hoje é exatamente a resposta do que fizemos no passado. Então tirar o Natal para refletir é qualidade de vida e uma forma de nos prepararmos para o ano que vem.
Renovação
É o momento de quase fechar o ciclo – vale reforçar que temos o réveillon logo em seguida, mas não quer dizer que não devemos renovar a fé, energia, amizades, amor, companheirismo e outros pontos que visam o bem-estar e a qualidade de vida perante aos entes queridos.
Esperança
O mundo tem sido tomado por violências em abundância. O Natal é a oportunidade da reflexão e uma forma de “pausar” esses fatos que não correspondem com a forma que o mundo deveria ser: pacífico. Com isso, existem possibilidades de a data trazer mais conforto aos corações.
Como fazer um natal em família
Um bom Natal em família é combinar um bom local que tenha estrutura para receber a todos e com isso comida em abundância para que todos possam aproveitar. No Brasil, é típico, cada membro da família ou amigo levar um prato. Fica mais em conta financeiramente e todos podem aproveitar.
Cuida de decoração
Vá até uma loja com preços que caibam no bolso e capriche na decoração. Mesmo no país não tendo neve – algo comum em países mais ao norte, a decoração é algo que não pode faltar. Uma boa árvore de Natal e adereços em volta vão ditar o ritmo de felicidade para todos os envolvidos.
Preparar a ceia
O ato de cozinhar em grupo é uma forma de libertação para que todos possam aproveitar o bom e querido Natal. Ter em mãos ideias para pratos e estar ao lado de pessoas que possam auxiliar na ceia é algo vantajoso e com isso sairão bons pratos na hora da reunião em família.
Se possível, troque presentes
Em muitas casas é bastante comum a troca de presentes. Ter em mente bons presentes é uma forma de agradar aquela pessoa querida. É comum nessa data utilizarem da brincadeira do “amigo oculto”. Mas independente de ter ou não presentes, o importante é estarem todos juntos.
Capriche na música
Por fim, tenha músicas alegres e divertidas nesta data. Lembre-se que é um momento de confraternização e que também o respeito ao próximo precisa existir entre os familiares e amigos que estarão diretamente na ceia.