Meditação: reduza o estresse e melhore seu bem-estar Skip to content

Meditação: a técnica que é capaz de reduzir o estresse melhorar o bem-estar

A meditação é uma forma de se autoconhecer e levar para si o que há de melhor em saúde e bem-estar para enfrentar as situações rotineiras que possam surgir durante a vida. É importante buscar conhecimento sobre essa modalidade e profissionais capacitados que possam trazer conteúdo.

A meditação feita de maneira correta, ajuda no controle emocional que aflige grande parte da população mundial quando falamos de estresse e ansiedade, as ditas doenças que assolam o mundo globalizado do século 21.

Afinal, cuidar da saúde é também amar a si mesmo. É importante que todos nós façamos a nossa parte e que busquemos novas formas de tratamentos e vivenciais para mais comodidade que venham a surgir com o tempo. 

Tipos de Meditação

Com a rotina no século 21 ficou evidente que o estresse, a ansiedade, entre outras causas que tendem a atrapalhar a vida das pessoas, precisam de um certo cuidado para poder seguir em frente e com isso melhorar a performance no dia a dia. O aconselhável tem sido a meditação.

A meditação é uma forma de tratamento ou filosofia que atua no para o bem comum do corpo e da mente dos seus adeptos. É uma prática voltada para a qualidade de vida de pessoas que estão diretamente impactadas com as rotinas na semana que poderão trazer dores crônicas e até mal súbitos.

Mindfulness

Numa tradução significa atenção plena. São trabalhados técnicas de respiração, com o corpo para ou em andamento com o objetivo de melhorar a atenção exercida no dia a dia. Na parte filosófica é destacado certas reflexões e autorreflexões aos adeptos da modalidade.

Meditação Transcendental

Durante a prática, a mente é levada até um grau de aprendizado que visa esquecer o passado, presente e futuro, para apenas olhar para si mesmo. Na meditação, é necessário focar em experiências para controlar os pensamentos, mantendo, assim, a mente em alerta.

Raja Yoga

Pautada no autoconhecimento, essa modalidade é ideal para pessoas que desejam ficar sentadas ou em movimentos, cuja a importância é seguir quatro passos definidos que levam a pessoa a atingir esse estado original de plenitude.

Meditação Vipassana

Por ser oriunda do Budismo indiano, é voltada para o autoconhecimento entre corpo e mente que ensinam códigos de disciplina que, além da prática físico-mental, está associada a não matar, não roubar, não mentir, não tomar intoxicantes e não praticar atividade sexual. Os participantes também devem praticar o silêncio e são aconselhados a focar somente em si na prática.

Meditação Zazen

O Zazen é pertencente ao Zen-Budismo, um braço do Budismo que surgiu no Japão. Nessa modalidade, o praticante, fica de olhos entreabertos e com a postura correta tendo como consciência a percepção em como trabalhar a mente e corpo de maneira proveitosa e buscar entender o que somos. Identificar as nossas vivências no cotidiano em que estamos inseridos.

Comprovação científica

Por ser um método milenar, a meditação com o passar dos anos mostrou que está associada à saúde e ao bem-estar físico e mental. O mundo globalizado somado com a rotina recorrente na vida das pessoas, como trabalho, estudo, desemprego, contas, saúde, falta de lazer/cultura e esporte, tem se mostrado importante na prática da meditação como aliado para na hora de sanar as dores da alma.

É por meio da meditação que casos de controle na pressão sanguínea são considerados evidentes dentro das academias e grandes estudos científicos atrelados às pessoas que possuem hipertensão. Dessa forma, é considerado uma atividade leve e que deve fazer parte do cotidiano das pessoas.

Reduz o estresse e a ansiedade

A própria Organização da Saúde já havia dito que 90% da população mundial sofre com o “mal do século“, que são os efeitos da ansiedade e do estresse. Por isso, pessoas estão buscando terapias à parte ou então tendo contato com a meditação como forma de cuidado e segurança em prol da saúde.

Aumenta a qualidade do sono

Meditar faz bem para o sono. Ter boas noites de sono, entre 6h e 8h por dia, ajuda a manter o foco para os afazeres que surgirão numa semana rotineira. É inclusive aconselhável para pessoas que sofrem com a falta do sono e outros distúrbios que possam surgir num certo momento da vida.

Permite conectar-se consigo mesmo

Meditar é se conhecer e buscar entender o seu “eu interior”. É importante meditar, assim como cuidar da saúde de forma especial. Quando meditamos buscamos estar próximos de nós mesmos e levar até o que há de mais profundo em sabedoria para dentro dos nossos corpos.

Gostou do nosso post sobre tipos de meditação? Acesse o blog Metropax para mais conteúdos!

Veja outras notícias

plugins premium WordPress