Introdução
Ser grato por ter tido a oportunidade de conviver com alguém ou situação esporádica tem a ver com a saudade que é um sentimento misto com nostalgia somado a um vazio melancólico pelo o que uma pessoa possa ter tido ao longo da vida, o que transborda várias sensações.
Muitos sentimentos podem gerar bons momentos ou trazer dores na alma. O que é preciso entender é uma forma de trazer equilíbrio, como toda adaptação que possa surgir no decorrer da vida. Sentimentos também geram distúrbios, entretanto podem ser superados com o tempo.
Afinal de contas, somos seres humanos que desde o momento em que nascemos criamos relações afetivas com pessoas que nos cercam e nos querem bem. Lidar com o passado é uma forma de proteger o seu presente e chegar num futuro promissor com a sensação de ter vencido e aprendido com quem mais nos ensinou. Continue o texto e veja.
A saudade resume lembrar das pessoas que mais gostamos, lampejos que tivemos em vida, situações que passaram por meio de pessoas queridas que estiveram ao nosso redor. Simboliza grandes momentos.
Também atrelado a isso, existe a nostalgia por algo que marcou: na infância, adolescência e fase adulta. Pode ser uma viagem, programa de TV que reunia toda a família, uma pessoa que se foi e que trazia alento ao coração na hora dos encontros específicos no passado.
Especialistas destacam que a saudade também pode gerar distúrbios como a ansiedade e depressão na vida das pessoas. Principalmente quando essas são reprimidas ou sentem a falta de uma pessoa que partiu.
Para a ciência pode ser algo benéfico ou não. Vai depender do nível de apego e com isso as consequências que poderão gerar a médio e longo prazo como angústia, tristeza, solidão, insônia, apatia e vícios.
Também ligado a perda de uma pessoa, objeto ou fato que passou e não pode mais ser alcançado, a saudade é atada ao momento em que o sentimento vem à tona por situações diversas que se passaram.
Afinal, por trás dessa falta existem aqueles sentimentos de alegria ou perda. Sentimentos de saudade por pessoas, lugares, amores, músicas, bebidas, comidas e momentos que tivemos ao longo da vida.
Ter saudade é sentir bons momentos ou não. Haverá situações em que podemos sentir êxtase ou ausência e com isso somará as experiências que poderão mexer com o brio existente dentro de todos nós.
É preciso observar se o sentimento é bastante recorrente e com isso ocorrer mudanças somadas a chegada de distúrbios emocionais como isolamentos, apatias e tristezas sem fim. Ao mesmo tempo poderá também surgir os sentimentos de dever cumprido e seguir em frente.
A saudade está ligada ao emocional de cada pessoa trazendo sentimentos que remetem a momentos bons ou de angústia por ter ficado no passado. A ideia é tentar guardar de forma carinhosa as experiências e buscar novas formas para preencher o vazio ou a falta.
Os sintomas da saudade são aquelas sensações que remetem a algo bom que ficou no passado e no momento ficam difíceis de ser alcançadas por várias questões na vida. Com isso, gera-se sintomas que precisam ser observados na hora do processo de aceitação do “adeus”.
• Angústia: Também observada como “afogamento” ou desconforto sentimental incessante por não conseguir reviver o que se passou.
• Tristeza: É a melancolia constante que toma conta das pessoas e com isso tudo deixa de ser “cor” para ficar mais “acinzentado”.
• Solidão: Esse sentimento é tido para hábitos solitários de isolamentos que possam surgir na perda de alguém ou situação.
• Insônia: Falta de sono e calmaria na hora de repousar o que pode afetar o sono, sendo que é aconselhável uma pessoa ter uma média de 6 horas/noite.
• Apatia: Durante o processo da saudade, algumas pessoas sentem a falta de comer e com isso descontam na comida e a deixam de lado.
• Vícios: Nesse período algumas pessoas também desenvolvem comportamentos aditivos sendo para comidas, bebidas ou drogas lícitas (não) de maneira descontrolada.
Por meio do excesso da saudade poderão acarretar sentimentos de dor e preocupação. A superação ou busca dela é um caminho para começar de novo. Buscar o equilíbrio, adicionado com novas experiências poderão ser o ponto-chave para recomeçar e ter mais interação com a realidade.
Ela remete a algo que marcou a todos dentro de um pequeno gesto, momento ou até mesmo uma fala engraçada de uma pessoa que esteve presente na vida e no momento não mais faz parte.
São aqueles sentimentos de saudades que fazem todos os dias as pessoas lembrarem do passado e ter melancolia na hora de enfrentar a realidade no qual elas estão inseridas. Lembrar é sempre bom, ter equilíbrio é melhor.
Somado a tudo o que explicamos fica também o sentimento de abstinência liberada pelo hormônio corticotropina no momento da exacerbação nos momentos sentidos pela falta e a distância sentida pela saudade.
Lamentar sobre a vida é natural por sentirmos às vezes sentimentos de fracassos e isso não foge à regra quando falamos de saudade que em grande escala pode trazer traumas e sentimentos a vitalidade do corpo.
Para muitos é uma prisão, uma forma de tortura quando concentrada em grande escala. Mas algumas dicas podem amenizar ou até mesmo curar, como por exemplo: pensar, escrever, falar e fazer reflexões.
Aceitar o novo traz dúvidas e inseguranças. Na saudade é a mesma coisa pelas lacunas que se abrem devido à falta de uma pessoa ou situação que trouxe bons momentos, mas isso não quer dizer que devemos escapar do presente.
Tenha sempre em mente que recordar faz bem para a vida, desde que seja de maneira equilibrada. É importante também que tenhamos o desejo de seguir em frente para que no futuro lembremos do quão foi importante o passado e superá-lo.
Até mesmo nos momentos do “adeus” é necessário estarmos preparados para o que a situação tem a oferecer e muitos de nós não sabemos por onde e como começar.
Dessa forma, na Metropax haverão meios que poderão facilitar a vida de qualquer pessoa, sendo eles na despedida e no processo de superação com planos que cabem no bolso.
VEJA NOSSOS PLANOSComece por lembrar dos momentos que remetiam à felicidade. Por mais que no início a saudade fique mais forte, é uma forma de buscar entender que o sentimento por tal pessoa ou situação valeu a pena e que precisa seguir em frente como lição do bom que foi vivido.
Veja nossas vagas disponíveis abaixo, ou preencha o formulário e envie seu CV. Se seu perfil se adequar a uma de nossas vagas, em breve entraremos em contato!
Cuidar de todos os detalhes, valorizar cada momento e ser referência em respeito e comprometimento neste momento importante.
As coroas e ramalhetes são as mais verdadeiras e puras expressões dos sentimentos que temos por quem amamos e uma bela e delicada forma de expressar nossa gratidão e homenagear aqueles que partiram.
Nossas urnas são desenvolvidas com madeira certificada e todo o design pensado para que este momento da última homenagem seja inesquecível. Urnas diferenciadas ou singelas, o importante é o sentimento que transmitem.
Cuidar de todos os detalhes, valorizar cada momento e ser referência em respeito e comprometimento neste momento importante.
Os jazigos comunitários são hoje o formato mais disponível nos cemitérios municipais. Neles, são sepultadas até três pessoas de famílias diferentes. Já no jazigo particular ou exclusivo, são sepultadas apenas pessoas autorizadas pelo titular do jazigo. Os planos Metropax cobrem todas as taxas municipais, inclusive dos jazigos comunitários para os familiares que não possuem jazigo perpétuo. Qual melhor plano pra você?
É o procedimento técnico para a conservação e restauração do corpo humano a fim de garantir mais segurança e tranquilidade para os familiares no momento de despedida do seu ente querido. Basicamente é realizada com a aspiração de fluídos corporais e a injeção de fluído conservador nas principais veias e artérias do corpo humano, não havendo assim a retirada de nenhum órgão ou tecido. Aqui na Metropax, nós temos nosso laboratório próprio e uma equipe altamente qualificada e treinada para realizar este procedimento de forma segura e confiável.
Pioneira na realização das homenagens que celebram a história de vida de quem partiu através do cerimonial de honras fúnebres a Metropax vem eternizando memórias nos corações de milhares de famílias.
O investimento em tecnologia e estrutura são preocupações constantes na Metropax para que todos os processos sejam monitorados em tempo integral o que garante total controle, segurança e agilidade aos atendimentos das famílias.
No nosso Plano Premium, seu pet já está incluso como uma pessoa da família. Já no nosso Plano Flex, você pode incluir quantos pets quiser por um valor especial.
Nossa abrangência vai de Belo Horizonte a nível nacional, tudo depende do plano escolhido e que melhor se encaixa em seu perfil. Já nosso traslado cobre até 1.000 km de distância (500 km ida e 500 km volta), dependendo do seu plano.
Pioneira na realização das homenagens que celebram a história de vida de quem partiu através do cerimonial de honras fúnebres a Metropax vem eternizando memórias nos corações de milhares de famílias.
A cremação é uma das formas de despedidas oferecidas pelos Planos Metropax. Essa já é uma prática comum no mundo ocidental e essa cultura vem sendo desenvolvida cada vez mais no Brasil, respeitando a vontade do falecido, da família e critérios religiosos.
O investimento em tecnologia e estrutura são preocupações constantes na Metropax para que todos os processos sejam monitorados em tempo integral o que garante total controle, segurança e agilidade aos atendimentos das famílias.