A importância de envelhecer bem começa com um simples gesto de amor e cuidado. Por sempre acreditar que possamos ser pessoas melhores e superar as dificuldades que a vida possa transmitir no dia a dia, as pessoas na terceira idade buscam levar o que há de melhor no conhecimento, são iluminados.
Dessa forma, Estar bem consigo mesmo é e sempre será uma ato de amor. E não é egoísmo falar de amor próprio. Seja na infância, adolescência, fase adulta e na terceira idade, cuidar é amar. Envelhecer com qualidade de vida é fazer valer o direito de cidadania.
Qual a importância da qualidade de vida na terceira idade?
Viver por mais tempo é um desejo que todos têm e, acima de tudo, viver com saúde, qualidade, liberdade e prosperidade. Segundo o Ministério da Saúde, até 2030 o Brasil terá uma população composta de mais idosos do que crianças e para isso é necessário nos atentarmos com a vida.
Com o tempo, o corpo fica mais vulnerável a doenças e a condições ruins de saúde. Dessa forma, é importante que todos nós estejamos aptos a estarmos em busca de melhores condições de vida em nosso dia a dia. É importante frisarmos que a melhor qualidade de vida é necessária ser buscada por nós todos os dias, é um ato de amor próprio.
Dicas de como envelhecer bem
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sem levar em conta a pandemia de 2020, os brasileiros teriam sua expectativa de vida aumentada para 76,6 anos, em 2019, um crescimento de 2 meses e 26 dias, em comparação com o ano anterior.
Para tanto, é importante que sigamos dicas que valem como ouro e que necessitam ser seguidas para que tenhamos mais bem-estar e boa saúde. Vejamos abaixo alguns pontos que podem somar na terceira idade.
Pratique exercícios com regularidade
Busque por profissionais capacitados que consigam dar treinamentos seguros e apropriados. Fazer exercícios é importante para que tenhamos melhorias do humor, da disposição e até da interação social, quando você escolhe praticar esportes.
Tenha uma boa noite de sono
Busque todos os dias dormir cedo. Fazer seis ou oito horas de sono é importante para que tenhamos um longo prazo de vida mais saudável e confortável. Por conta de questões hormonais, pessoas que estão na melhor idade, geralmente necessitam de menos tempo para dormir.
Cuide da alimentação
Mude agora mesmo os hábitos alimentares. Na dúvida busque nutricionistas que possam auxiliar na ingestão de alimentos de maneira correta. Alguns exemplos de alimentos são: feijão, ervilha, lentilha, ovo, frango, sardinha, atum, salmão e frutas, legumes, verduras, vegetais e cereais, no geral.
Tenha uma vida social ativa
Seja ativo. É comum na terceira idade pessoas buscarem clubes de dança, jogos mentais, artes marciais de prática mais leve, caminhadas, corridas e o sexo – que é vida e também saúde. Seja ativo consigo mesmo.
Não se esqueça da saúde mental
Tenha uma rotina de leituras. Busque se desafiar com revistas com jogos mentais, pintura e o mais importante: vá ao médico sempre que sentir necessidade .Afinal, ao fazer isso, você reduz o risco de demências, como Alzheimer, entre outros problemas de saúde.
Faça acompanhamento médico
Não deixe o seu médico de lado. Tenha sempre uma rotina de cuidado e bem-estar consigo mesmo com um profissional capacitado. E para isso, é importante que você tenha um bom plano de saúde, pois ele garantirá um melhor atendimento e um amplo suporte para que você continue vivendo bem, com saúde, disposição e lazer.
H3: Cuide da higiene do corpo
Cuidar do corpo é também cuidar da alma. O brasileiro é o povo que cuida bastante do corpo. Mantenha-se firme em cuidar de si mesmo. Dessa forma, continue cuidado de sua pele, de seus cabelos, da forma de se vestir. Faça esse processo para sua autoestima sem cobranças, mas como algo natural e que pede carinho e compreensão sobre suas transformações pessoais, aquilo que lhe faça bem.