A gratidão é uma forma simbólica e justa de agradecer por atos ou gestos que compõem a nossa vida. Sejam elas por pessoas ou momentos atrelados à fé, para alguns. Ser grato é ter um coração bondoso e saber que tribulações virão e ter discernimento para enfrentar será um diferencial até mesmo para se manter de pé no dia a dia.
Afinal, um coração bom é um coração grato para tudo o que possa acontecer. Mas saiba que gratidão também não é aceitar tudo, esse gesto poderá ser interpretado de maneira pessoal, mas o próprio conceito demonstra sobre o que lhe é compartilhado e vice-versa. Vejamos abaixo pontos que destacamos sobre essa palavra simples de gesto grandioso.
O que é ser grato
De acordo com o dicionário, a palavra gratidão é descrita como: “reconhecimento por um benefício recebido; agradecimento: dar provas de gratidão. Reconhecimento de um benefício ou demonstração de agradecimento a alguém por algo bom que essa pessoa tenha feito; obrigado”.
Mesmo que esse significado seja bastante amplo, vale reforçar que ser grato por algo ou alguém é uma gesto simbólico de amor. Talvez o benefício mais óbvio das demonstrações de gratidão seja que elas estão intimamente ligadas ao aumento dos sentimentos de felicidade – tanto para os doadores quanto para os receptores.
Ser grato não é aceitar tudo que vier
Vai de pessoa para pessoa. Cada ser humano vai agir de maneira diferente conforme vier os sabores e dissabores que surgem na vida. Com a gratidão é a mesma coisa quando destacamos o momento de ação para agradecer por algo ou atitude que mereceu receber tal atenção.
O poder da gratidão: você pode ser mais feliz
Quando viajamos para um lugar sem energia elétrica, sem cama, sem esgoto e água encanada, entendemos o quão incrível é chegar em casa, preparar uma refeição em alguns segundos, tomar uma ducha quente, acender uma luz, dormir confortavelmente.
Quem já passou pelo exemplo acima vai entender que esse ponto da gratidão pode fazer a diferença quando nos falta algo, mesmo que palpável. Mas ser grato não é ter objetos, é simplesmente viver melhor. Não é ver beleza em tudo e sim fazer o seu melhor ou receber de bom grado.
Uma vida mais saudável
Cuidar da saúde é amar em primeiro lugar, é cuidar de si mesmo, é a forma de impactar na vida de outras pessoas que também precisam cuidar da saúde. Olhar para si mesmo nesse sentido não é egoísmo, é um ato de amor. Como bem dizem por aí: para amar alguém é preciso se amar.
Fortalecer os laços
Confiar nas boas pessoas é nada mais que estreitar os laços de amizade. Ficar juntos na felicidade e na dor é um ato também de gratidão. Nada mais poético do que contribuir com o bem-estar de um ente querido e receber da mesma maneira na hora que menos imaginar.
Como expressar o poder da gratidão
Vai de cada pessoa o ato de demonstrar o afeto da gratidão. Mas existem mecanismos que possam abrilhantar a relação familiar ou com os amigos que são por cartas, fotos, vídeos, gestos, ações simples ou palavras no olhar que vão transmitir o verdadeiro sentimento que agregará união.
Livros sobre gratidão que podem te ajudar
Muitos autores estão falando sobre o assunto como o exemplar Milagre da Gratidão de Márcia Luz; Um dia sem reclamar de Davi Lago e Marcelo Galuppo; O Poder da Gratidão de Janice Kaplan; Psicologia da Gratidão de Divaldo Franco e entre outros que figuram como uns dos mais procurados na internet.
Portanto, avalie os melhores livros que vão trazer benesses ao seu dia a dia e que farão sentido no decorrer da vida para esse tema que é bastante simples e que devemos praticar em nossos dias de vida.