A psicologia, principalmente no Brasil, tem ganhado ênfase nos últimos 12 anos. Não que antes a figura do especialista não existisse, mas com o boom das redes sociais, vagas de emprego que migraram ou mudaram completamente a matriz de funcionamento do empregado moldaram muitos perfis e com isso vieram motivos para uma mudança de comportamento dentro dos lares viesse também à tona com a inteligência emocional.
De fato muitas pessoas têm buscado entender quem são e para onde vão. Mas para isso, é necessário ter conhecimento de si para poder responder sobre ações que baterão à porta a qualquer momento em nossas vidas.
Afinal, conhecer os nossos limites é primordial para que assim possam viver na sociedade acelerada do século 21 que cobra caro e não despreza em substituir pessoas por outras. Buscar ajuda não é errado e sim uma forma de ganho para o bem da saúde própria em enxergar os limites que cercam as pessoas todos os dias sem que elas consigam entender.
O que é inteligência emocional?
A inteligência emocional está ligada com a capacidade de ligarmos as emoções e sentimentos em nosso dia a dia, em nós mesmos ou para com os outros. É comum uma pessoa estar frágil mentalmente mas conseguir lidar com as ações que o cerca na rotina de uma semana, por exemplo.
Assim como pode acontecer também o inverso para outra pessoa que sofre do mesmo mal, mas não consegue desenvolver ou evoluir com as tarefas que são obrigatórias sendo dentro de casa ou fora.
Dessa forma, pessoas conseguem através de situações que os cercam apontar quais são os sintomas que surgem de maneira constante em suas vidas. Além claro de fazer o uso de profissionais capacitados nesse tipo de atendimento para melhor direcionar numa eventual “confusão” de pensamentos.
Por que é importante desenvolver a inteligência emocional?
Bastante comum no desenvolvimento de lideranças nos meios corporativos, por exemplo, a inteligência emocional é capaz de fazer pessoas descobrirem habilidades que antes estavam “ocultas” ao saberem como podem lidar com situações que mexam com suas emoções e com isso servir de forma a incentivar e trazer “luz” para aquelas pessoas que ainda estão em fase de desenvolvimento ao se descobrirem.
Todo sentimento tem poder de contagiar pessoas e isso não muda quando falamos desse assunto. Sentimentos contagiosos dentro de qualquer ambiente podem trazer ações benéficas e perigosas se não souberem como fazer e quando fazer. Pense numa criança num lar sem amor e carinho, é um exemplo, mas essa criança vai crescer e será “cópia” daquilo que lhe foi ensinado. Mesmo que em algum momento da vida ela faça reflexões sobre como “poderia ter sido” e “buscar como fazer”.
Ajuda a ter autoconhecimento
Buscar o autoconhecimento é uma forma de sair do lugar quando mesmo sentimos essa necessidade ou é apontada para nós por meio de estranhos. São as nossas emoções que nos fazem ficar ou sair do lugar. Buscar se entender é saber que conhecimento e ações fazem parte da nossa vida.
Ajuda a lidar com situações estressantes
O estresse, assim como a ansiedade, são doenças que vieram ao longo do século 21 e por isso quando buscamos nos conhecer e saber que possuímos forças e fraquezas internas é o mesmo que chegar numa autoafirmação de um controle quase absoluto que nos permitem conhecer e como lidar com um determinado fato que um dia virá à tona.
Importante para manutenção da saúde mental
Com o autoconhecimento e inteligência emocional fica evidente que ambos estão intimamente relacionados e também são conceitos complementares na hora de enfrentarmos os medos, dores, anseios e inseguranças que virão ao longo do tempo. Buscas por empatia e bons relacionamentos podem trazer uma forma de cuidado e conforto.
Te ajuda a ter foco nos objetivos
A sociedade moderna vive bastante atarefada. Não falo somente de trabalho e estudos. A vida é uma tarefa diária e que ao entender esse conceito de viver traz mais bem-estar e boas convivências para com o dia a dia. Com a inteligência emocional é uma forma de nos cuidarmos mais e buscarmos entender quem somos de verdade e para onde ir.
Saiba mais: Planos Metropax