Quando falamos em conexão emocional é estarmos criando vínculos satisfatórios com pessoas em nosso dia a dia. Olharmos para nós mesmos e vermos o quanto podemos nos desenvolver como pessoas melhores.
Em muitos casos, somente com esse gesto conseguiremos fazer com que o outro diminua seu grau de ansiedade e que, portanto, melhore a comunicação e que as relações diretas e indiretas possam melhorar ao longo do tempo.
O que é uma conexão entre duas pessoas?
Ter um tempo de qualidade em família, por exemplo, é necessário para a sobrevivência do ser humano, traz consigo a conexão emocional. Como é de se imaginar, muitas famílias vivem hoje sem desfrutar do tempo de qualidade. O mesmo aqui está relacionado com os amigos e pessoas que vemos todos os dias e que nos fazem bem com simples gestos.
Afinal, nada mais justo do que estar com a vida em dia é saber como viver da melhor maneira possível: estando bem consigo mesmo. Tendo conexões essenciais na vida de qualquer pessoa que está em busca de melhorar as suas práticas no dia a dia e ter ao seu lado pessoas de bem.
Sinais da conexão emocional
Já dizia uma certa letra de música: “você me faz tão bem”. Quando estamos ao lado de pessoas que agregam bons valores e ações satisfatórias é algo que preenche de maneira automática os nossos mais íntimos sentimentos. É algo que traz gozo na alma e para o dia a dia.
A conexão emocional pode estar relacionada com a procura da felicidade. Esse processo representa o que é mais importante em nossas vidas e como fazemos para fazer seguir em frente nas adversidades e trazer para o nosso lado aquilo que é mais importante, que faça bem, que tenha significados, pessoas com boas energias etc.
Conexão Instantânea
É aquela pessoa que encontra outra num determinado lugar e automaticamente gera um sentimento honesto e verdadeiro logo de cara. A “instantaneidade” é um traço característico da conexão emocional, mas não determina, de forma absoluta, seu desenvolvimento.
Compreensão
Duas pessoas com essa conexão têm a possibilidade de alcançar níveis muito altos de compreensão. Uma compreensão que se baseia na empatia e que facilita, por exemplo, uma ajuda, uma escuta ou um conselho.
Tranquilidade da mente
Qualquer pessoa que tenha conexão emocional, principalmente em conjunto, tendem a serem mais verdadeiras no dia a dia, costumam se sentir em paz quando estão juntas. A partir dessa ausência de estresse, é muito mais fácil se distanciar dos problemas e vê-los por outra perspectiva.
Crescimento pessoal e profissional
O segredo de prolongar a vida é nada mais que ter momentos repletos de bons hábitos. Comece pequeno e cresça ao longo do tempo. Por exemplo: Isso tem muito a ver com a comunicação. Feito isso, busque por grupos/alguém que também tenha essa forma de ver a vida de maneira leve e objetiva durante o seu dia a dia. O crescimento é conjunto.
Companhia
Não pestaneje ao sair de casa em família. Coloque o cachorro para passear e busque por atividades saudáveis para o seu dia a dia. Se não for sair, assista filmes, tire o sapato, aproveite a rotina dentro de casa para se conhecer melhor ao lado dos seus entes queridos. Tenha esse lazer.
Empatia
É importante estar bem consigo mesmo. Mas é necessário também termos empatia pelo próximo. Viver em busca de uma plenitude prazerosa será importante para que as pessoas vivam melhor e por mais anos. É com esse “conceito” de vida que haverá também a prevenção de doenças num corpo que não está “machucado” e com mais energia.
A fascinação
Acreditar que tudo vai dar certo é uma utopia. Mas fazer (tentar) dar certo pode ser um caminho quando falamos em seguir em frente. Cuidar de si mesmo/sentir felicidade pelo outro é importante quando falamos da fascinação que tem sido constantemente associada à melhor saúde e sobrevivência. Alegria compartilhada de forma sincera, sem invejas, sem julgamentos é um dos melhores caminhos para as relações em vida.
A importância da conexão emocional
Alguns estudos científicos trazem evidências sobre a relação entre as competências e os benefícios que poderão estar atrelados com as pessoas no dia a dia. Eles destacam que o ponto-chave na conexão emocional é compreender em que medida essas emoções nos ajudam ou apenas atrapalham no desenvolvimento de nossas tarefas e relacionamento interpessoal.
A conexão emocional é o adesivo que existe nos relacionamentos que enriquecem, ela alivia as inseguranças e cria um tecido existencial significativo. Assim, na nossa convivência, as pessoas se alimentam de algo mais do que comida, precisamos de dimensões com sabor de confiança, de cumplicidade que não trai e de palavras que longe de estressantes nos fazem sorrir.