O que é angústia e como lidar no dia a dia? - Metropax Skip to content

O que é angústia e como lidar no dia a dia?

A angústia é uma sensação que acompanha o ser humano aonde quer que ele vá, afetando a sua produtividade no trabalho e a sua convivência familiar. Em outras palavras, a angústia não permite que as pessoas vivam suas vidas.

Parecido com a depressão, é também um mal do século 21 que atormenta pessoas diariamente. Tendo auxílio de pessoas capacitadas e o apoio de entes queridos é algo a ser superado.

Portanto, vamos entender como a angústia pode provocar danos aos seres humanos e quais são as principais medidas para superá-la.

O que é angústia?

A angústia é considerada uma percepção psicológica caracterizada pela mudança de humor, perda de paz interior, dor, insegurança, culpa, mal-estar e tristeza de acordo com a avaliação da psicologia moderna.

São essas ações que fazem um indivíduo ter esse tipo de perturbação mental ao longo da vida. Tudo parece estar perdido, sem horizonte, mal-estar que chega até o ser humano e fica uma sensação de não “querer ir embora”.

Quais os sintomas da angústia?

Sabemos que cada ser humano tem para si maneiras diferentes de lidar com as questões da vida. Ademais, angústia não é depressão. Por mais que os sintomas estejam relacionados, é outra questão mental e física que afeta as pessoas, como por exemplo: Falta de motivação; Crises de ansiedade; Aperto no peito; Pensamentos negativos; Insônia; Irritabilidade e outros.

Como lidar com a angústia?

O primeiro passo é saber entender o que está passando consigo mesmo. Não conseguindo entender ou até mesmo aceitar, é importante o auxílio de um profissional capacitado para dar o direcionamento adequado.

Situações como essas não existem uma “receita de bolo” adequada. Mais uma vez, cada ser humano vai agir de uma maneira e tempo para se recuperar, mas o importante é não deixar que isso fique na vida no dia a dia.

Entenda seus sentimentos

Nunca ignore o que você está sentindo. Não precisa ter vergonha de manifestar ou entender o que está passando na cabeça. Não é “frescura”, “falta de deuses” ou outras terminologias erradas que alguns costumam dizer. O fato é, saiba o que está passando consigo mesmo já!

Pratique exercícios físicos

Uma boa forma de colocar para fora a energia acumulada é praticar exercícios. Comece com uma caminhada, avance para uma corrida de rua. Caso esteja com disposição para outras práticas, faça. O importante é manter o coração batendo, o cérebro oxigenado e mexer o corpo.

Descanse sempre que necessário

Mantenha pausas diárias, desacelere. Parar um pouco é primordial para se estabelecer bem e manter o foco. O descanso existe, é necessário e faz bem para a saúde também. Tire dias para relaxar, viajar, fazer uma caminhada num parque, ler um livro, dormir e fique bem consigo na folga.

Cultive sua rede de apoio

É importante saber andar e falar com pessoas que possam te auxiliar sem julgar. Não é “frescura”. O mental afeta o corpo físico e para isso é importante ter ao lado pessoas que vão somar e multiplicar na vida. Afaste-se do contrário. A rede de apoio é importante para viver um dia de cada vez.

Tenha o auxílio de profissionais

Por fim e também muito importante, tenha auxílio de pessoas capacitadas, formadas com indicação que possam te auxiliar no dia a dia. Existem muitos charlatões por aí, por isso é necessário ter alguém capacitado.

Veja outras notícias

plugins premium WordPress