Fases do Luto: veja quais são e saiba como lidar

fases do luto: o que são e como lidar

Quando falamos em fases do luto, são fatores que surgem ao longo da vida quando pessoas perdem indivíduos que são significativos para as suas vidas. Viver o luto é importante em nossas vidas e buscar meios de superá-los é um passo a passo que cada um precisa ir atrás.

Existem casos da não superação ou formas de tratamento que visam amenizar a dor do adeus. Apesar de ser um estágio muito doloroso, é importante que as pessoas vivenciem esse processo, porque ele faz parte do amadurecimento humano e, portanto, é necessário para seguir em frente.

O que é o Luto?

Tudo o que vivemos está relacionado aos processos que nos cercam no dia a dia. Mas a perda por alguém querido é também um fator que está relacionado ao luto. O luto é uma experiência de vida que todos passam na vida seja por um ente querido da família ou um amigo de muitos anos.

Esse momento particular é também o “senhor de tempo” que vai ditar como as pessoas conseguem viver com aquilo. Existem pessoas que em pouco tempo o superam, já outras precisam de mais tempo ou até mesmo jamais vão superar o adeus daquela pessoa que um dia significou algo.

As 5 fases do luto

Conforme destacamos, o luto é o processo em que todas as pessoas lidam todos os anos com a perda dos entes queridos. E tudo bem, porque o processo de preenchimento de um vazio é único para cada um. 

A psiquiatra suíço-americana, Elisabeth Kübler-Ross é a maior referência nos estudos sobre a morte e os estágios do luto. Em seu livro “Sobre a Morte e o Morrer”, publicado no ano de 1969, a psiquiatra escreveu sobre esses estágios do luto.

Abaixo, iremos explicar a você tudo sobre o luto e como essas fases precisam estar atentas na vida de qualquer ser humano. Confira.

Negação

A perda começa com a fase da negação em não aceitar ou acreditar que aquela pessoa se foi. Muitas pessoas buscam o isolamento quando falamos em fases do luto. É o momento em que muitos buscam viver em alguns casos “fora da realidade” por acreditar em “milagres” que farão àquele ente querido voltar a viver ou até mesmo por simplesmente criar o descrédito daquele fato que fez o indivíduo partir.

Raiva

Além de negar o fato, as pessoas costumam sentir um sentimento de raiva com a perda do seu familiar ou amigo. Principalmente quando o fato da perda está relacionado com crimes ou formas que não puderam salvar o ente querido. As pessoas sentem raiva de quem os deu a notícia do falecimento, de quem, tecnicamente, poderia ter evitado essa morte, e até mesmo questões de crença podem entrar nessas reações intensas, como culpar a entidades religiosas pelo ocorrido. 

Barganha

Em algumas culturas existe uma espécie de “negociação” com o “divino” para que a pessoa que se foi volte a viver. Pessoas com o psicológico frágil acreditam que divindades trarão entes de volta à vida, por exemplo. É uma forma de “reverter”, “barganhar” algo que não existe controle natural.

Depressão

A depressão no pós-morte é o sentimento de tristeza que manifesta em qualquer pessoa, somado com a dor, solidão e o sentimento da saudade que em muitos casos é insubstituível conforme o tempo vai passando a pessoa que perdeu o ente querido percebe que não há mais volta para aquela pessoa que se foi e com isso sentimentos de raiva e tristeza tomam o ambiente. 

Aceitação

Esse último processo vai de cada pessoa. Aceitar perdas não é um processo fácil mesmo que a pessoa não goste dessa realidade em que está inserida, ela está aceitando que viverá dessa forma. Portanto, ela está reconhecendo essa nova e permanente realidade – e tentando conviver com ela diariamente da melhor forma.

Como lidar com o luto?

Vai de cada pessoa. Sempre será um passo de cada vez todos os dias. É importante que todos saibam passar por essa fase da melhor maneira. Sem pressão ou até mesmo interferências negativas que não vão acrescentar em nada na vida do indivíduo que está vivendo a dor da perda.

Não ignore

É importante não ignorar o fato que perdeu um ente querido. Viver os estágios iniciais que apresentamos fazem parte desse processo, não quer dizer que todos passarão, mas é comum viver com base naqueles estágios. Por isso, não ignore a sua dor e sentimentos na hora de dizer adeus e no pós.

Confie no tempo

Cada ser humano sabe bem a hora de recomeçar suas vidas seja pela perda de um emprego, mudança de lugar para outro e a mesma coisa se enquadra no “senhor de tempo” quando falamos de fases do luto. Somente ele poderá ditar o quanto cada um de nós vai suportar a dor do adeus.

Busque apoio de pessoas próximas

Caso tenha pessoas do ciclo familiar que possam confiar na hora de compartilhar a dor, faça. A mesma coisa com os amigos. Na negativa, busque apoio de profissionais que poderão ajudar na “abertura de portas” para a superação da dor da morte. Não fique sozinho.

Não reprima seus sentimentos

Graças às mudanças que o mundo tem passado as pessoas estão tendo mais liberdade em poder falar e demonstrar os seus sentimentos. No luto é importante manifestar esses sentimentos e se possível ter apoios para que esses sentimentos não se virem contra o indivíduo que está sofrendo. Assim, falar sobre o luto e sentir saudades é bem-vindo.

Procure ajuda especializada

Na falta em quem confiar para falar da dor da perda, tenha em mente que profissionais voltados para áreas que falam sobre as “dores da alma” são capacitados em falar e dar o suporte necessário para quem perdeu os entes queridos. Se o luto durar mais do que seis meses, o acompanhamento psicológico pode ser necessário.

Ano novo, vida nova: 5 dicas para começar bem o ano

Ano novo vida nova: 5 dicas para começar bem o ano

É ano novo, vida nova e 2023 já começou! O blog da Metropax quer destacar que nesse novo ano que se começa os seus colaboradores e associados precisam relaxar. Nada como um ano diferente para fazer coisas que trarão gozo na alma e colocar em prática as melhores vontades.

Agora é a oportunidade de viajar, quitar as dívidas, cuidar da saúde, fazer um plano de assistência familiar, reformar a casa, alçar grandes voos na carreira profissional, visitar amigos e familiares. Nada disso pode ser deixado para trás. Se em 2022 não foi possível a hora é agora!

Portanto, veja o que preparamos abaixo como forma de dicas para o ano que se inicia ser diferente, melhor e mais proveitoso para você que participa do blog. Aproveite também e leia outras matérias que fizemos sobre diversos assuntos do dia a dia que farão a diferença na sua vida.

Por que ficamos tão ansiosos com um novo ano?

O ano novo é uma forma de novas oportunidades chegarem. É como bem dizem no meio popular: “abrir novas portas”. É comum ao estarmos num determinado ano o modo de vida ser impactado negativamente ou positivamente. Mas isso não inibe a alegria de se começar uma nova história.

Quando “viramos a página” estamos dizendo de forma inconsciente que o que ficou para trás servirá de aprendizado. Nada como um bom dia de ano novo é ter em mente que os planos precisam ser seguidos e nunca deixar que eles sejam apagados. Lutar pelo melhor é manter-se feliz, saudável e com a esperança de mudanças positivas na vida.

5 Dicas para começar bem o ano

É importante que durante o dia a dia que virá nos respectivos meses de cada ano as pessoas tenham consciência do que elas precisam fazer para se manterem felizes. Estar em dia com a saúde, livrar-se de contas, planejamentos financeiros, casamentos (relacionamentos), viagens e outros pontos precisam estar alinhados com o foco que será empregado.

Dessa forma, tente colocar em prática aquilo que não conseguiu no ano anterior. “Quero malhar”, por exemplo, busque um médico, faça uma avaliação e vá até uma academia de confiança mais perto da sua casa. Não é somente cuidar do corpo como status, é saúde, o seu bem-estar. A mesma coisa é quando falamos em estudar línguas estrangeiras. Faça por você e saiba que isso poderṕa fazer a diferença ao seu currículo. Viva a vida com prazer, consciência e tenha sempre um planejamento por perto.

Reflita sobre o ano que passou

Todos precisamos fazer leituras daquilo que acertamos e erramos na vida. Virar a página é importante, mas, também, é primordial que tenhamos em mente que a reflexão da vida é um ponto que deve ser praticado.

Defina metas realistas

Ter metas na vida é uma forma de buscar grandes sonhos. Como destacamos acima sobre estudar línguas, mesmo não tendo condições financeiras, existem canais gratuitos para isso. Assim, é uma forma de buscar algo que mesmo ainda estando longe, ainda é algo que é possível ir atrás.

Organize sua rotina

Se no ano passado foi difícil, no ano novo é possível ter uma rotina mais organizada. Tenha uma lista, num caderno mesmo, de como fazer para a sua vida estar mais focada. Como aproveitar melhor o tempo dentro e fora de casa. A mesma situação está ligada ao seu trabalho no dia a dia

Mantenha hábitos saudáveis

Alimentar-se bem, fazer exercícios, malhar, caminhar, correr e outros são uma forma de buscar mais saúde. Novamente é importante dizer que cuidar do corpo não é algo para ser compartilhado com terceiros, é pessoal. Por isso, cuidar da saúde é um gesto de amor próprio. Busque isso.

Não abra mão do lazer

Se quer fazer algo que lhe dê prazer, faça. “Quero ir para o Marrocos em ainda em 2023”, vá! Se organize financeiramente, estude o país e suas leis e aproveite. Nunca deixe para depois o que poderia ter feito agora/hoje. Deixar sempre para amanhã é nunca realizar os seus sonhos.

O planejamento familiar

Tranquilidade e respeito. Serão essas duas palavras que determinarão dentro desses planos os atendimentos em até 24h por dia para melhor assistência, coroa de flores no velório, parâmetros religiosos conforme a crença de cada família, carro fúnebre, tanatopraxia, abrangência nacional dependendo da localidade e outros. Tudo com valores que podem caber no bolso feito de maneira agilizada. 

Devido às proporções fica mais fácil contratar um plano pelo fato de o valor ser baixo e com serviços exclusivos que o indivíduo ou familiar não precisará ter que desembolsar na hora do luto. Toda a cobertura já está preparada pela empresa até mesmo nos atendimentos pós-óbitos.

O que é Tanatopraxia e como funciona?

Tanatopraxia: o que e como funciona

A Tanatopraxia é uma técnica que surgiu para revolucionar os velórios de pessoas que vieram a óbito. Por não ser agressiva, é utilizada como método que traz mais dignidade e respeito aos falecidos. Com o passar dos anos veio para cuidar do corpo daqueles que se foram com melhor apelo.

Cuidar daqueles que se foram é sinônimo de amar assim como na hora de dizer adeus nos velórios e enterros. Afinal, ter equipamentos e técnicas que visam o bem-estar dos que se foram e também de seus familiares é uma forma de cuidar sem agredir. Confira o texto abaixo sobre o assunto.

O que é Tanatopraxia?

A Tanatopraxia está relacionada com uma técnica antiga que mantém em total preservação o corpo de uma pessoa que veio a falecer. Essa técnica revolucionária foi responsável por manter por anos corpos em perfeito estado até mesmo na hora da realização de despedidas por meio de velórios.

A prática consiste na higienização e conservação dos corpos, por meio de injeção de líquidos, a fim de garantir uma boa última apresentação. Hoje, a técnica já está consolidada no mercado funerário.

Como surgiu a Tanatopraxia

Essa técnica é bastante antiga. Vale reforçar que os antigos egípcios realizavam rituais de preservação dos corpos dos faraós e adornavam os corpos com ouro e outros pertences momentos antes de fechar as tumbas nas pirâmides.

Com o passar dos séculos com o advento da Guerra Civil Americana no século 19. Por ter sido um evento em que as pessoas próximas aos mortos viam os corpos desfigurados ou até em alguns casos mutilados, a técnica Tanatopraxia veio a se tornar popular além dos EUA, como França, Itália e outros.

Por que a Tanatopraxia é importante?

O adeus a um ente querido não precisa ser de um forma desonrosa, mas sim de uma maneira mais leve e com dignidade. Cuidar do corpo dos falecidos, não importa a maneira como foi a morte, é um ato de respeito.

A função da tanatopraxia vai muito além de estética e aparência. O objetivo e sua importância é proporcionar um momento menos doloroso à família e aos amigos presentes. Assim, é possível ter em mente recordações mais felizes e menos pesadas. O valor do serviço é psicológico e emocional. 

Como é feito o processo?

Por ser algo que requer muito cuidado e atenção com um corpo humano, é necessário que contenha produtos químicos voltados ao preparo como uma alternativa pouco agressiva e eficiente, quando comparada a métodos mais antigos, como o embalsamamento.

A ideia é sempre trazer o melhor atendimento aos familiares e sempre com respeito ao ente querido que veio a falecer. Vale destacar que no caso de acidentes ou mortes por tragédias, existem técnicas que visam suavizar a aparência do morto. Com o passar dos anos ficou evidente que cuidar daqueles que se foram também é uma forma de amor e atenção.

 Qual a diferença entre embalsamamento e tanatopraxia?

Existe uma confusão quando falamos em ambas as técnicas. O embalsamamento é feito da seguinte maneira: é aquela técnica mais antiga que comentamos sobre os egípcios antigos, não somente em preparar o corpo, mas de fazer a retirada de órgãos e inserir fluidos embalsamadores.

Já na tanatopraxia, não existe a retirada de órgãos, e sim a utilização de injeção e aspiração, além de diferentes produtos químicos testados cientificamente. A tanatopraxia também é a técnica usada quando é necessário realizar a restauração facial e corporal do falecido, por exemplo em caso de mortes violentas como acidentes de trânsito.

Plano funerário cobre esse tipo de técnica?

Tendo os planos da Metropax o serviço está incluso e a lista de planos para caber melhor no seu bolso serão destacados abaixo na hora de contratar.

Valorize Único

Plano a partir de R$ 34,90 mensais com taxa de adesão em R$ 39,90, somados com atendimento 24h, coroa de flores e arranjo, traslados de até 500km, cerimonial, carência de 90 dias e outros. Bem-estar e economia na hora da real necessidade.

Valorize Flex

Os valores estão a partir de R$ 36,90 com a taxa de adesão em R$ 39,90, incluso ornamentação, abrangência estadual em 1000km, cerimônia de honras, clube de vantagens e outros serviços que visam mais dependentes da família em até 14 pessoas.

Valorize Light

É o plano ideal para cuidar de toda a família e pode agregar mais um dependente sem grau de parentesco. Está incluso lembrancinhas de luto de maneira impressa ou digital, buffet, tanatopraxia, taxas de cemitérios inclusas e outras opções. O pacote fica a partir de R$ 44,90 com taxa de R$ 39,90.

Valorize Premium

Plano ideal para englobar família e o pet de estimação. Podendo inclusive colocar mais três dependentes sem grau de parentesco. No plano estão inclusos serviços de cremação, atendimentos 24h, número ilimitado de familiares ao uso, abrangência nacional, carência de 120 dias, traslados de até 2000km e outros. Tudo ficará a partir de R$ 89,90 com taxa de R$39,90.