Quais flores escolher para um velório

É comum as pessoas ficarem com dúvida em quais flores escolher para um velório na hora de dizer adeus aos seus entes queridos. Sabia que é comum escolher flores que combinem com a personalidade da pessoa que partiu? Sim, é típico em muitos países fazer essa correlação com base na espécie.

As flores são frutos da natureza e simbolizam beleza, harmonia, alegria e bem-estar. E nada mais justo na hora de se despedir ter um buquê ou arranjo para adornar o espaço que um ente querido está, seja no velório ou na hora do enterro. É basicamente ter em mente que a pessoa querida necessita de uma forma bonita de ser homenageada.

Afinal, ter o cuidado com o próximo em vida e depois dela é uma forma de amor. Flores são assim, trazem vida e proliferam sabores em nossas vidas. As flores são especiais na natureza e importantes para a sobrevivência. Por ter em seu DNA a vida, nada mais justo que trazer isso para quem se foi. A vida é uma dádiva e homenagear quem se foi é um belo gesto.

Cada cor possui um significado

As flores num velório representam respeito e o sentimento do adeus aos entes queridos que partiram. Por ser uma tradição de milênios, colocar flores nos túmulos ou levar durante a cerimônia pré-enterro é uma forma de trazer alento aos corações despedaçados com a dor da despedida.

É nada mais que uma forma simples de carinho aos familiares, amigos e a pessoa que se foi. Os arranjos, corbélias ou coroas adornam o caixão ou o restante da sala onde a pessoa está sendo velada.

Branco

As flores nas cores brancas representam a paz e harmonia. Outras pessoas acreditam também que o sentimento de esperança, pureza, amor eterno, lealdade e inocência, também estão relacionados à rosa branca.

Vermelho

A cor vermelha sempre está interligada à paixão. Sentimentos mais profundos e ditos “quentes” ligam ao amor. Por conta disso, é muito usada nas homenagens para cônjuges e pessoas amadas.

Rosa

As rosas remetem à paz, calma, harmonia, inocência, pureza, lealdade e espiritualidade, as últimas representam respeito, carinho, amor, paixão e coragem. Vai depender do arranjo, sendo eles nas cores rosa, branca ou vermelha.

Amarelo

A cor amarela sempre tem uma ligação mais “espiritual” para os que acreditam. É como se fosse um elo entre as pessoas que ali estão presentes e o ente querido que partiu. Uma forma simbólica de manter-se juntos. 

Tipos de flores para um velório

É comum na hora do adeus nos velórios que as pessoas tenham em mente levar flores que simbolizam o amor, união, adeus, alegria e o bem-estar que aquela pessoa que partiu transmitia em vida. Na hora da despedida é comum que as pessoas levem arranjos bonitos para representar sentimentos diferentes, uma forma de demonstrar condolências e estima ao indivíduo falecido e familiares.

Não importa se o formato é de coroa e buquê, o sentimento precisa ser leve para quem leva o adorno e saiba transmitir como respeito para quem partiu e para quem ficou. Flores são leves, bonitas e possuem um aroma único que sempre vai trazer em mente o quanto a natureza está do nosso lado.

Margaridas

Essas são mais comuns e mais usadas nas cerimônias. Em sua essência, ela carrega a pureza, inocência, bondade, sensibilidade e o mais importante, transmite muita paz!

Girassóis

Bastante comum nas cerimônias para idosos, os girassóis são um tipo de flor que está relacionada com lealdade, dignidade e respeito. Sem falar que são arranjos típicos que lembram fazendas e locais com abelhas e natureza abundante. Boa escolha para quem tem esse tipo de laço.

Copos de Leite

Os copos de leite são flores que simbolizam a inocência. Comum nas celebrações espirituais nas praias durante o Réveillon, ele também é tido como opção na hora de despedir dos entes queridos. Traz bastante equilíbrio, paz e harmonia nos locais em que ́ é utilizado como adorno.

Lírios

A espécie é oriunda da Europa, América do Norte e Ásia, mas é muito utilizado na China e Japão. Alguns sentimentos associados a essas flores são nobreza, discrição, inocência e zelo. A planta também pode ser usada para representar amor eterno.

Crisântemos

No dia de Finados essas flores são utilizadas nos cemitérios pelo fato de serem uma espécie simples na montagem de arranjos e trazer como símbolo a felicidade, utilizadas para oferecer conforto e amparo àqueles em luto. 

Antúrios e Cravos

Comum na Colômbia e sul da Europa, ambos estão relacionados com velórios de cunho masculino. Trazem como significado a autoridade, confiança, imponência, desapego, iluminação, fortuna e luxo.

Coroa de Flores Metropax

Agora que você conheceu um pouco das espécies mais utilizadas na hora do adeus dos entes queridos e o que elas representam para as pessoas, aproveite e veja o quanto é importante ter um plano funerário para aquele momento mais difícil que possa surgir. Aproveite agora e clique no botão abaixo e conheça o que os planos podem oferecer. A coroa de flores é um dos itens que já está incluso para esses momentos de dificuldade.

Novembro Azul: o mês da prevenção ao câncer de próstata

O Novembro Azul é um fator importante na saúde masculina. É o mês que é lembrando sobre se conscientizar e procurar um médico o quanto antes e deixar de lado preconceitos que não fazem sentido quando falamos de saúde.

Vale destacar que o câncer de próstata é o segundo que mais mata no Brasil e por isso deve ser levado a sério. É importante que as pessoas procurem um médico e façam exames de rotina. É a mesma situação com as mulheres no Outubro Rosa sobre o câncer de mama. Cuidar da saúde é ter amor próprio.

O que é o Novembro Azul

O Novembro Azul é uma data de campanha mundial no combate ao câncer de próstata e é uma forma de educar a população masculina em fazer exames de rotina nos quatro cantos do planeta como forma de prevenção.

Tradicionalmente, a campanha Novembro Azul, originária da Austrália, trata do câncer de próstata e alerta para a necessidade de acompanhamento da saúde pelos homens como conscientização.

Como surgiu o Novembro Azul

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

Atento a isso, o Ministério da Saúde aproveita o calendário para lembrar sobre os procedimentos que constam nos procedimentos relacionados à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata.

O Câncer de Próstata

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata, inicialmente, pode não apresentar sintomas. Mas quando ele se manifesta, os sinais mais comuns são: dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. 

Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se procurar uma unidade médica para realizar exames com um médico especialista.  

Incidência

No Brasil, estimam-se 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.

Sintomas

De acordo com o Ministério da Saúde os sinais mais comuns são: dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. 

Prevenção

Está comprovado também que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, com menos gordura, reduz o risco de câncer e de outras doenças não-transmissíveis. Recomenda-se também realizar pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Diagnóstico

Homens a partir dos 50 anos devem procurar um médico para exames de rotina. Quem tem histórico familiar da doença deve informar. O toque retal é o teste mais utilizado, apesar de somente a porção posterior e lateral da próstata poder ser apalpada.

Tratamento

O médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Para doenças com metástase, o tratamento escolhido é a terapia hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

A importância da conscientização

É necessário que as pessoas tenham plena conscientização em quebrar tabus que não existem nesse caso. Buscar de antemão fazer o controle com médicos e cuidar da saúde é importante para todos nós. Ter uma rotina com boa alimentação e ter um controle na saúde é importante para a vida. Procure o seu médico!