Pais idosos: como lidar com a perda? Skip to content

Pais idosos: como lidar com a perda?

Capa do blog "Pais idosos: como lidar com a perda?"

Lidar com a morte é uma tarefa complicada e perder os pais idosos é uma parte inevitável da vida

Durante muito tempo, você compartilhou memórias e viveu ótimos momentos ao lado dos membros da sua família. Por isso, a hora da despedida é tão difícil e complicada

Geralmente, nessa fase, vivemos intensamente cada um dos cinco estágios do luto e é preciso sabedoria para conseguir superá-los.

Com o tempo a dor vai se transformando em saudade e a vida vai continuar. Dessa forma, preservar as boas memórias é o que nos resta para seguir vivendo com honra e carinho aos nossos antepassados.   

No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre como lidar com a perda dos nossos pais idosos. Continue a leitura! 

É errado se preparar para a partida pais idosos?

Não é errado se preparar para a partida de pais idosos. Isso porque esse é um processo inevitável da vida, então é preciso estar pronto para este momento. 

Cuidar e conviver com os pais idosos é uma forma de retribuir todo o carinho que eles tiveram conosco durante a vida.

Além disso, é importante lembrar que planejamento nunca é demais! Dessa forma, antecipar as burocracias de um momento difícil pode te ajudar a evitar preocupações no momento da dor e do luto.

Os planos funerários da Metropax e os jazigos antecipados de uso futuro da Terra Santa são, por exemplo, boas maneiras de se preparar para quando os pais idosos infelizmente nos deixarem.

Entretanto, vale ressaltar que não é saudável ficar pensando na despedida o tempo todo. Isso é o que chamamos de luto antecipado.

Dessa forma, uma boa coisa a se fazer é valorizar cada dia com a família como se fosse único. Cuide de seus pais idosos com amor e com carinho: essa é uma forma de demonstrar amor e gratidão por tudo que eles representam em sua vida. 

Assim, quando o momento mais difícil chegar, você terá a consciência de que aproveitou cada momento que podia ao lado dos seus pais.

Como lidar com o luto?

Cada pessoa lida com a morte de maneira diferente. Isso porque este é um processo que está muito relacionado às nossas vivências e a nossa forma de ver o mundo.

Enquanto algumas pessoas são mais introspectivas durante a dor, outras conseguem expor seus sentimentos e falar de suas angústias.

Por mais que esse seja um processo particular, uma pesquisadora da Suíça, conseguiu identificar cinco estágios do luto que são comuns na maioria das pessoas. 

Conheça os estágios do luto

Os estágios do luto são sentimentos que costumam aparecer nas pessoas que perderam um parente ou um amigo. Confira!

Negação

Após uma notícia chocante, é comum não acreditarmos no que acabou de acontecer. Isso também acontece durante a perda dos pais idosos e esse processo é chamado de fase de negação.

Esta é uma forma de defesa criada pelo cérebro para evitar o sofrimento. Isso acontece porque o ser humano demora um tempo para voltar à realidade depois de uma informação triste e repentina.

Nesse processo, é comum que a pessoa de luto busque fatos e argumentos para negar o que está acontecendo. Este estágio costuma passar logo, entretanto, existem pessoas que prolongam este processo por mais tempo.

Raiva

O segundo estágio do luto é a raiva. Nessa fase, é comum que a pessoa fique agressiva e hostil e comece a levantar questionamentos sobre a vida e a existência.

Não é nada fácil lidar com esse momento. Por isso, precisamos ter cuidado com as palavras e ações com os amigos e familiares que estão passando por esse estágio.

A raiva acaba passando e dando lugar a outros sentimentos. Dessa forma, é preciso ter calma e esperar esse momento delicado ir se amenizando lentamente.

Barganha

O terceiro dos cinco estágios do luto é a barganha. Ela se caracteriza por uma negociação que tem como objetivo adiar os sentimentos de dor e de perda.

Assim, a pessoa enlutada procura fazer acordos com Deus, com o universo ou com forças superiores para trazer os pais idosos de volta para a vida.  

Depressão

Com o fracasso da barganha do estágio anterior, começa a depressão. Este é o momento em que a pessoa começa a entender melhor o fato e lidar melhor com seus sentimentos.

Esta fase costuma trazer uma mistura de melancolia, solidão e saudade que podem gerar consequências para a saúde física e mental da pessoa enlutada. 

Por isso, esse é o momento em que a pessoa mais precisa de apoio, seja dos amigos e dos parentes, ou até mesmo de um profissional especializado. 

Aceitação

Depois da depressão, a pessoa finalmente começa aceitar a partida do ente querido. Neste momento, ela encara a situação de forma mais serena e compreende melhor o inevitável ciclo da vida.

É importante ressaltar que aceitar a morte não significa esquecer a dor do luto. Na verdade, pelo contrário: este é o momento em que conseguimos conviver com a perda e substituir os sentimentos ruins pelas memórias bonitas daqueles que já se foram.

Afinal, como superar a perda de pais idosos?

Agora que você já conhece as cinco etapas do luto, separamos algumas dicas que podem te ajudar a superar este momento tão difícil. Veja abaixo! 

Superar o luto é um processo particular: cada um tem seu tempo para lidar com a dor da perda.

Não ignore o luto

É muito difícil superar um sentimento que ignoramos. Por isso, é importante aceitar essa experiência mesmo que ela seja triste e dolorida.

Dessa forma, fique próximo de pessoas que você confia durante este período e tire um tempo do trabalho para colocar os sentimentos em ordem.

Depois de algumas semanas sentindo a dor da perda, você vai estar preparado para se reerguer e seguir em frente. 

Perdoe mágoas que ficaram

Os pais são um dos bens mais preciosos na vida de um filho. Então, mesmo que algumas mágoas tenham sido construídas durante a relação familiar, é importante perdoá-las para poder seguir em frente.

Mais importante que os desentendimentos e as brigas é o amor que permeou toda essa relação.

Por isso, uma forma de superar esse conflito é guardando apenas as boas lembranças e preservando a memória e a identidade dos seus pais para os seus filhos e os seus netos.

Aceite ajuda

Além de tudo isso, outro ponto importante é aceitar a ajuda das pessoas que oferecem. Lembre-se que elas se importam com você e querem ajudá-lo a passar por esta situação. 

Nos momentos complicados, os amigos e a família são aqueles que entendem a sua dor e apresentam os melhores recursos para ajudá-lo.

Entretanto, caso necessário, não hesite em procurar ajuda profissional. Um psicólogo especializado em luto vai saber exatamente o que você está passando e utilizará métodos eficazes para amenizar a situação.

Entenda que superar não significa esquecer

Anote: superar não significa esquecer! Lidar o luto não significa que o amor que sentíamos pela pessoa que partiu diminuiu ou acabou. 

Na verdade, muito pelo contrário. Superar significa que você aprendeu a preservar a lembrança da pessoa com carinho e foi forte o suficiente para conseguir seguir em frente

Dessa forma, não hesite em procurar formas e distrações para superar a perda dos pais idosos. Esse é um processo natural da vida!

Obrigado por chegar até aqui! Para ler mais textos sobre como superar o luto e como proporcionar uma vida melhor para seus pais idosos, acesse agora o blog da Funerária Metropax!

Veja outras notícias

plugins premium WordPress